Quem foi Hannah Arendt?

Filósofa alemã de origem judaica, ela foi umas das pensadoras mais importantes do século XX. Hannah trabalhou temas sobre regimes políticos e noção de liberdade, e também cunhou o conceito da banalidade do mal. Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, situação que motivou suas pesquisas sobre o totalitarismo.

No livro A ordem da liberdade: direito e política no pensamento de Hannah Arendt, publicado pela Editora Contracorrente, do professor Christian Volk, Hannah Arendt é celebrada por sua concepção incomum de Política, mas, como mostra este rico e seminal estudo, a Teoria Política de Arendt contém também uma compreensão própria do Direito. O autor mapeia o surgimento de uma abordagem arendtiana que toma o Direito e a Política como complementares, a partir de suas análises sobre a crise do Estado-nação europeu. Volk também demonstra o poder do pensamento da autora ao colocá-lo em diálogo com um espectro extraordinariamente amplo de teóricos contemporâneos.

Parece que a maneira pela qual Hannah Arendt pensa a política guarda ainda o poder de inspirar e orientar nosso próprio pensamento, sobretudo nestes tempos sombrios marcados por populismo de direita, por um novo autoritarismo, políticas de pós-verdade e pela exclusão de pessoas, que é aparentemente eterna e se dá na forma de detenções, fugas e despejos”.

“Além de ter aberto novos caminhos ao enfocar a questão do direito no pensamento arendtiano, o volume é também a primeira publicação a trabalhar e argumentar de forma substancial com ambas as versões, em inglês e em alemão, dos textos de Hannah Arendt”.

Confira mais acessando nossa loja, e garanta a sua edição, clique aqui.