Direito Comparado: compreendendo a compreendê-lo – Pierre Legrand

Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Direito Comparado: compreendendo a compreendê-lo, do Prof. Pierre Legrand, especialista mundialmente reconhecido no tema dos estudos jurídicos comparativos.

Ao questionar a mobilização das ideias de “objetividade” e “verdade”, o ilustre autor desafia o modelo epistemológico que domina a compreensão do Direito estrangeiro.

Em consonância com a análise crítica do que significa compreender o Direito estrangeiro, essa notável obra formula um paradigma alternativo, que enfatiza a contingência radical das decisões do comparativista, cuja atividade sofre diversos constrangimentos cognitivos.

Nas palavras de Pierre Legrand, “O leitmotiv desse livro consiste no ponto de que a articulação da estrangeiridade deve ser enfrentada como um movimento que, enquanto busca negociar sentido para além do si, a registrar uma descontinuidade – o ‘ostraneniye’ de Shklovsky ou o ’Verfremdungseffekt’ de Brecht – quanto ao direito que se é ‘próprio’, nunca consegue implementar por completo um distanciamento em relação ao papel performativo e cinético da comparativista, de modo a evitar a incontornável reinserção do estrangeiro na identidade do si”.

Detalhes do produto:
ISBN: 9786588470619
Título: Direito Comparado: compreendendo a compreendê-lo
Editora: Contracorrente
Ano da edição: 2021
Nº da Edição:  1ª ediçãO
Páginas: 200
Formato: Brochura
Autor: Pierre Legrand
Tradutor: Ricardo Martins Spindola Diniz

Sobre o autor

Pierre Legrand – Professor de Direito Comparado da École de Droit de la Sorbonne.

Adquira seu exemplar na loja virtual. Clique aqui!