O mundo das terras coletivas: itinerários jurídicos entre o ontem e o amanhã – Paolo Grossi

A Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar a obra O mundo das terras coletivas: itinerários jurídicos entre o ontem e o amanhã, do celebrado jurista italiano Paolo Grossi. Por meio dela, conhecemos melhor esse notável autor e seu itinerário de pesquisa sobre as terras coletivas, da qual extraímos um conjunto de estudos que revelam a pluralidade dos estatutos da relação da humanidade com a terra. Trata-se de resgatar, nessa relação, a factualidade do direito que, com o modelo subjetivista da codificação, restou reduzida a “direitos reais” como gravame ao livre exercício das faculdades inerentes à propriedade privada moderna.

Nas palavras do Prof. Diego Nunes, “a historiografia jurídica serve para chamar a atenção à provisoriedade das soluções, para não termos as atuais formas jurídicas como as melhores até então formuladas, ou que as soluções formuladas do ‘alto’ não sejam consideradas melhores que aquelas de ‘baixo’. Esse exercício constante de relativização busca fomentar a consciência crítica dos juristas, com destaque aos estudantes, aos quais o mestre florentino sempre deu atenção prioritária. Por isso a importância de a História do Direito ser cultivada por juristas e fazer parte da formação nas Faculdades de Direito”.

Detalhes do produto:
ISBN:9786588470718
Título: O mundo das terras coletivas: itinerários jurídicos entre o ontem e o amanhã
Editora: Contracorrente
Ano da edição: 2021
Nº da Edição:  1ª edição
Páginas: 168
Formato: Brochura
Autor: Paolo Grossi
Apresentação: Diego Nunes

Sobre o autor

Paolo Grossi é Professor Emérito de História do Direito Medieval e Moderno da Universidade de Florença e Presidente Emérito da Corte Constitucional da República Italiana. Fundou a Revista Quaderni fiorentini per la storia del pensiero giuridico moderno.

Compre seu exemplar em nossa loja virtual. Clique aqui!