Sistemas constitucionais comparados Vols. 1 e 2 – Lucio Pegoraro, Angelo Rinella

Em uma parceria inédita da Editora Contracorrente com as prestigiosas editoras Giappichelli, da Itália, e Astrea, da Argentina, apresenta-se ao público brasileiro a monumental obra “Sistemas constitucionais comparados”, de autoria dos catedráticos italianos Lucio Pegoraro e Angelo Rinella.

Dividido em dois volumes, o livro trata de temas substanciais da matéria, dá aplicação às teorias metodológicas, expostas no capítulo introdutório, relativas à centralidade da linguagem, às classificações, aos formantes, à circulação e aos transplantes, às relações com outras ciências, ao pluralismo e à rejeição ao eurocentrismo.

“Sistemas constitucionais comparados” favorece a abordagem interdisciplinar, mas, ao mesmo tempo, não descarta o método jurídico. A abertura a modos não só ocidentais de fazer direito deve lidar com a polissemia da palavra “direito” nas diversas épocas e latitudes. A desconstrução, aplicada a linguagem e classes, e as novas propostas de sistematização são acompanhadas, porém, da exposição das categorias tradicionais, bem como da explicação dos institutos vigentes e das teses prevalecentes.

Sobre os autores

Lucio Pegoraro – Professor ordinário de Direito Público Comparado no Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Bolonha e Professor afiliado na Universidade Autônoma de Nuevo León.

Angelo Rinella – Professor de Direito Público Comparado no Departamento de Direito da Universidade LUM­SA de Roma.

Detalhes do produto:
ISBN: 9786588470428
Título: Sistemas constitucionais comparados
Editora: Contracorrente
Ano da edição: 2021
Nº da Edição: 1ª edição
Páginas: 640 (vol. 1), 584 (vol. 2)
Formato: Brochura
Autor: Lucio Pegoraro, Angelo Rinella
Tradutora: Manuellita Hermes