Só agora começou – José Sócrates

Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar o livro Só agora começou, do ex-Primeiro-Ministro de Portugal José Sócrates. A edição brasileira é lançada simultaneamente à edição portuguesa, produzida pelo prestigioso selo Actual, do Grupo Almedina.

Em 21 de novembro de 2014, José Sócrates era detido no âmbito de uma investigação sobre corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Ao longo dos 10 meses em que esteve preso preventivamente na prisão de Évora, o ex-Primeiro-Ministro refletiu sobre o impacto da sua detenção na vida pessoal, mas também sobre os valores fundamentais num Estado de Direito. Dessa avaliação resultou Só Agora Começou, que contempla textos escritos durante o período de reclusão.

As comparações entre a Operação Marquês e a Operação Lava Jato são inevitáveis. Na opinião do autor, a construção de biografias políticas a partir da justiça começa com discursos épicos e aventuras tumultuosas, mas, não raras vezes, termina na solidão do regresso ao real.

A ex-Presidenta Dilma Rousseff assina o prefácio do livro, para quem “A similaridade entre o que viveu o líder socialista português com o caso de Lula não é inoportuna e é traçada pelo próprio Sócrates. E aparece – aqui e ali – pontuando as páginas de Só Agora Começou, como a prova de que nós, mesmo vivendo em pleno século XXI, não podemos ignorar que o autoritarismo se esconde sob o beneplácito do aparelho do Estado moderno, muitas vezes de maneira estrondosa e sem controle”.

Sobre o autor

José Sócrates foi eleito Deputado, pela primeira vez, em 1987. Foi depois Secretário de Estado, Ministro‑Adjunto do Primeiro-Ministro e Ministro do Ambiente de Portugal. Exerceu o cargo de Primeiro-Ministro de Portugal de 2005 a 2011. Liderou o Partido Socialista entre 2004 e 2011. É licenciado em Engenharia Civil. Fez o MBA no ISCTE e é mestre em Ciência Política pela Sciences Po. É autor dos seguintes livros: A confiança no mundosobre a tortura em democracia (2013); O dom profano: considerações sobre o carisma (2016); O mal que deploramos: o drone, o terror e os assassinatos-alvo (2017).

Detalhes do produto:
Título: Só agora começou
Editora: Contracorrente
Edição: 2021
Ano da edição: 1ª
Autor: José Sócrates
Formato: Brochura
Páginas: 200
Prefaciadora: Dilma Rousseff

Para adquirir seu exemplar, Clique aqui!